ESTADO DO
MARANHÃO
PREFEITURA DE
HUMBERTO DE CAMPOS
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-SEMED
PACTO NACIONAL
PELA ALFABETIZAÇÃO PELA IDADE CERTA-PNAIC
RECICLANDO
TAMBÉM É POSSÍVEL ALFABETIZAR
HUMBERTO
DE CAMPO – MA
2013
“Quem
gosta de viver não tem preguiça de reinventar, nem medo de ousar. Quem gosta de
viver mão tem medo de ternura, da gentileza, do amor. Quem gosta de viver,
educa...”
(Gabriel Chalita)
Sumário
Tema
Introdução
Justificativa
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
Publico alvo
Metodologia
Jogos a serem desenvolvidos
Cronograma
Equipe Responsável
TEMA
Reciclando também é possível alfabetizar
INTRODUÇÃO
O
referido projeto vem dar suporte e conscientização aos pais de alunos de 1º,
2º, 3º e salas multisseriadas dos anos Iniciais do Ensino Fundamental das
escolas da rede municipal de ensino do município de Humberto de Campos MA, para
que juntos possamos desenvolver as atividades de maneira lúdica favorecendo o
interesse pela leitura, através de sugestões que vêm contribuir para o
desenvolvimento das habilidades a serem desenvolvidas no ciclo de alfabetização.
Os
materiais apresentados aos pais oferecem momentos prazerosos que devem ser
estimulados e trabalhados de forma interdisciplinar para que as dificuldades
das crianças sejam superadas e acompanhadas pelos pais, visto que são os
responsáveis pelas crianças no ambiente familiar.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que o Brasil passa por uma nova etapa de reformulação no que se refere ao
ensino da leitura, uma vez que a alfabetização, competência básica para que o educando
possa adquirir todos os outros conhecimentos na escola, ainda precisa se
repensar de forma mais construtiva, lúdica e envolvente.
Ainda,
o cidadão que domina a leitura e a escrita tem melhores oportunidades de
inserção social e consegue viver mais dignamente. Partindo desse pressuposto e
após o acompanhamento pedagógico nas escolas municipais, especificamente nas
turmas de 1º, 2º e 3º ano com expansão até o 5º ano, surge então a necessidade
de elaboração deste projeto que tem como objetivo melhorar o resultado da
leitura e da escrita dos alunos de 1º ao 5º ano atendidos nas escolas
municipais de Humberto de Campos e com isso elevar o índice de aprovação com
qualidade.
Diante
do exposto, houve a necessidade de envolver
a família nas atividades escolares, para que juntos, escola e família possam melhorar o desempenho acadêmico desses
alunos, ajudando o educando na resolução das atividades escolares que são
propostos para casa. Trata-se de um projeto de reutilização de rótulos e
embalagens adquiridas com os produtos do dia-a-dia da família, de forma
criativa, lúdica e prazerosa.
OBJETIVO
GERAL
Oferecer
jogos e metodologias diversificadas através da reciclagem aos pais, e
professores para que possam acompanhar e alfabetizar seus filhos de maneira dinâmica e prazerosa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Conhecer materiais do seu dia-a-dia que sejam
utilizados no processo de alfabetização;
·
Compreender a importância do jogo, assim
como suas regras para o desenvolvimento do processo de alfabetização através
dos jogos.
·
Conhecer a importância do lúdico na vida da criança.
PÚBLICO
ALVO
Pais
e professores dos alunos das escolas da rede municipal de ensino do ciclo de
alfabetização (1º ao 3º ano).
METODOLOGIA
Esse
projeto foi elaborado pela Equipe do Pacto destinado as famílias das crianças
das escolas da rede municipal de ensino de 1º ao 3º ano do ciclo de
alfabetização. Será apresentado em
reunião por escola com os pais ou responsáveis das crianças do ciclo de
alfabetização, os trabalhados serão confeccionados com materiais de sucata, os
mesmos utilizados pelas famílias no seu dia-a-dia, visando estimular o
desenvolvimento pedagógico para conhecimento dos pais.
Os
jogos terão ênfase em Língua Portuguesa além de promover a
interdisciplinaridade com as demais disciplinas, proporcionando um maior
envolvimento das famílias no processo de aprendizagem dos filhos.
JOGOS
A SEREM DESENVOLVIDOS
·
Baralho de sílabas;
·
Fantoche
·
Jogo da pescaria,
·
Jogo da memória com palavras;
·
Roleta do alfabeto
·
Montando nome das figuras,
·
Jogo das vogais,
·
Bingo das silabas
·
Pedacinhos,
·
Caça-palavras;
·
Boliche de silábico;
·
Boliche do alfabeto
·
Caixa de palavras
·
Jogo da verdade ou mentira,
·
Pif das palavras.
·
Jogo da memória com figuras,
AMBIENTE ALFABETIZADOR
·
Alfabeto
·
Numeral
·
Palavras
mágicas
·
Cantinho
de leitura
·
Calendário
·
Combinado
·
Chamadinha
CRONOGRAMA
AÇÃO
|
MÊS
|
|||
MAI.
|
JUN.
|
JUL.
|
OBS.
|
|
Elaboração do Projeto
|
X
|
|||
Confecção dos jogos
|
X
|
X
|
||
Execução do Projeto
|
X
|
Primeira
quinzena do mês
|
EQUIPE
RESPONSÁVEL
Carlos Magno dos Santos Silva
Domingas Samenezes
Neves
Iglacy Penha Silva
Izabel Cristina Cruz
Frazão
Magna Rosa dos Santo
Silva
Roseana Costa dos
Santos
Scalcher Henrique Sousa
Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário