Estado
do Maranhão
Prefeitura
de Humberto de Campos
RELATÓRIO DO PRIMEIRO
MOMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA
NACIONAL PELA EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC.
Humberto
de Campos – MA, aos 13 de setembro de 2013, às 8 h da manhã demos início ao
encontro de formação deste dia, o ambiente alfabetizador já estava composto
pela chamadinha dos alfabetizadores, o contrato didático, cantinho de aprendizagem.
Houve a distribuição de encartes contendo figuras de rosas variadas para
trabalharmos a dinâmica “Encontro das rosas” no primeiro momento, que teve como
objetivo Desenvolver o espírito de companheirismo em sala de aula, a turma fica
em circulo em seguida o orientador distribui as flores, logo após chama cada tipo
de flor que venha formar o grande circulo onde o orientador de estudos fez a
leitura do texto que no decorrer da leitura os alfabetizadores participaram com
reciclagem de poesias, canções populares conhecidas e versos e finalmente um
desejo de boas vindas ao encontro com duração de 15 min. Em seguida foi lida
pelos orientadores a apresentação do roteiro que será discutido e trabalhado na
reunião (5 min). Leitura do Contrato didático apresentado em cartaz e entrega
do caderno de relatos a um professor
alfabetizador, objetivando conhecer a organização do contrato didático. Foi
lido para o grupo uma das reflexões do Livro superdicas para Ensinar a Aprender
“O Segredo é se valorizar”, do autor: Daniel Godri. Ed. Saraiva após a leitura
socializamos os conhecimentos no grupão (10min), houve apresentação de três
professores alfabetizadores com suas experiências em sala que serviu como troca
de experiência entre alfabetizadores, (15 mim 5 para cada professor). Apresentamos o
vídeo Alfabetização e Letramento de –Um salto para o futuro- com Magda Soares, objetivando
a reflexão sobre a temática a ser trabalhado na unidade 2 de cada ciclo de
alfabetização, objetivando Conhecer o planejamento no ensino na alfabetização,
analisando propostas de organização de rotina da alfabetização na perspectiva
do letramento; Aprofundar o conhecimento sobre a concepção de alfabetização na
perspectiva do letramento; Compreender a importância da literatura nos anos
iniciais do ensino fundamental e planejar situações de uso de obras literárias
em sala de aula. Onde podemos dividir a turma em 4 grupos (técnica já realizada
sendo a reunião das flores), determinar
o estudo de todo o caderno por grupo determinado o tempo (50min). Após o estudo
socializar as discussões dos grupos (. 10min) para cada grupo e complementação
com a apresentação em slides e as considerações finais pelo orientador. Os
cadernos de cada ciclo trabalham o Planejamento e a Rotina, enfatizando Planejar
o ensino na alfabetização analisando e criando propostas de organização de
rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento. Os grupos foram
organizar as suas atividades solicitada pelo orientador tiveram duração de 2 hs.
Pela
tarde as atividades tiveram inicio com apresentação da pauta e os objetivos da
reunião e apresentação do roteiro do que será discutido na reunião (5mim).
Conhecendo a importância da leitura na rotina em sala de aula ampliamos o
repertorio literário, Lendo para o grupo uma das reflexões do livro “superdicas
para ensinar a aprender” com o texto “Qualidade na educação ou educação de
qualidade?”, Autor: Waldez Luiz Ludwing. Ed.saraiva após a leitura discutir com
o grupo (10min). Trabalhamos também Materiais didáticos no ciclo de
alfabetização (jogos), objetivando Reconhecer que alguns tipos de recursos
didáticos são essenciais no ciclo de alfabetização. Com Leitura o texto Materiais didáticos no ciclo de
alfabetização no caderno do alfabetizador. Para os Jogos de Alfabetização a
atividade será feita em dupla com os professores que estão sentados próximos
uns dos outros, terão 20 mim para organizar e 05 mim para cada dupla apresentar
o jogo, tendo o objetivo, em que conteúdo pode ser trabalhado e como deve ser
jogado. Trabalhamos a Ficha de acompanhamento do aluno e da turma, visando Registrar
o desenvolvimento dos alunos e da turma. Em apresentação das fichas em slides
apresentado pelo orientador (40 mim) logo em seguida foram entregues ao
orientador de estudos. Apresentação dos trabalhos em forma de relatório com
objetivo de Conhecer a organização do trabalho dos professores alfabetizadores
irão fazer a leitura do caderno pedagógico, referente (5min) e entregar ao
orientadores de estudos. A avaliação do encontro onde os alfabetizadores relatam
sua satisfação sobre o encontro se deu no momento da entregar as fichas de
avaliação aos professores (10 mim) e por fim os orientadores passaram
Informações gerais sobre a Atividade para casa, o Seminário, Recebimento do
relatório, Assinar o portfólio, Relatório da leitura deleite, Relatório da
rotina, Sínteses dos cadernos finalizando com o Vídeo de motivação: Eduquem com
muito amor.
Humberto de Campos – MA, 16
de setembro de 2013.
Orientadores de Estudos: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________
Izabel
Cristina Cruz Frazão
Nenhum comentário:
Postar um comentário